Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página
Acessos: 38220

 

Curriculum do Comandante
da 1ª Brigada da Infantaria de Selva

 

 

              Gen Bda LUCIANO BORTOLUZZI GARCIA          

 

Ao ser nomeado Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, o General de Brigada LUCIANO BORTOLUZZI GARCIA era Assistente do Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, no Ministério da Defesa, em Brasília.

O General BORTOLUZZI ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2024.

Nasceu na cidade de Porto Alegre em 22 de maio de 1972, sendo filho de Rui Freitas Garcia e Joyce Maria Bortoluzzi Garcia.

Incorporou às fileiras do Exército em 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-São Paulo, tendo sido declarado Aspirante a Oficial de Infantaria em 1995, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos Militares, realizou o Curso Básico Paraquedista, o Curso de Mestre de Salto e o Curso de Operações na Selva categoria B.

.Como oficial subalterno e intermediário, foi Comandante de pelotão e de companhia do 2° Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém; Comandante de companhia do 27º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, no Rio de Janeiro; e Comandante de companhia e Oficial de Operações do 29º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria-Rio Grande do Sul.

Foi instrutor da AMAN no triênio 1999–2001.

Como Oficial de Estado-Maior, foi Chefe da Seção de Inteligência da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em Caçapava-São Paulo.

Desempenhou as funções de Assistente do Comandante Militar do Leste e do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, ambas no Rio de Janeiro.
Foi Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília.

Comandou as seguintes Organizações Militares: 1ª Companhia de Infantaria, em Paulo Afonso/Bahia, e 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, no Rio de Janeiro.
No exterior, foi Observador Militar da ONU no Sudão, Instrutor do Centro de Treinamento Conjunto de Operações de Paz da Argentina, bem como Instrutor do War College e membro do Instituto de Operações de Estabilização e de Manutenção da Paz do Exército dos Estados Unidos da América.

Realizou o Mestrado em Estratégia e Geopolítica pela Escola Superior de Guerra do Exército Argentino.
Foi agraciado, entre outras condecorações, com as Ordens do Mérito da Defesa, Naval e Militar, a Medalha Militar de Ouro, a Medalha do Pacificador e a Medalha do Serviço Amazônico.
O General BORTOLUZZI é casado com a senhora Elaine e possui um filho, Thiago.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página