Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > 1ª Brigada de Infantaria de Selva recebe 16 viaturas Guaicuru
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

1ª Brigada de Infantaria de Selva recebe 16 viaturas Guaicuru

BOA VISTA (RR) - No dia 2 de janeiro de 2024, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva recebeu 16 viaturas blindadas multitarefas – leve sobre rodas (VBMT-LSR) Guaicuru.

Após mais de 6.000 quilômetros de descolamento pelos modais terrestre e fluvial, que teve início em 6 de dezembro de 2023 em Cascavel (PR) e término em 2 de janeiro de 2024 em Boa Vista (RR), esse conjunto de viaturas será integrado ao 18º Regimento de Cavalaria. Essa ação faz parte do Plano Estratégico o Exército e visa a fortalecer a prontidão operacional e logística da 1ª Brigada de Infantaria Selva, Brigada Lobo D´Almada. Essas viaturas ampliam as capacidades da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, proporcionando-lhe melhores condições de cumprir sua missão de manter a segurança e a soberania da Amazônia brasileira no estado de Roraima.

Saiba mais sobre o Blindado Guaicuru

Uma das mais recentes aquisições do Exército, o Guaicuru também é conhecido como VBMT-LSR ou viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas.

Batizado em homenagem a indígenas guerreiros que habitavam a região Centro-Oeste, o Guaicuru é um veículo blindado de alta mobilidade, projetado para oferecer uma ampla variedade de aplicações, incluindo o emprego em operações de reconhecimento, missões de segurança, ações contra forças irregulares, entre outras, dentro dos Pelotões de Cavalaria Mecanizados, bem como nos Pelotões de Exploradores da Infantaria Mecanizada. Segundo o Escritório de Projetos do Exército, o Guaicuru "possui elevado nível de blindagem", motor a diesel, transmissão automática de seis marchas e sistema de comando e controle (C2). Possui, ainda, estação de armas com reparo automatizado (REMAX), que pode ser operado do interior do veículo, ou reparo manual (Platt). O compartimento da tripulação possui capacidade para até 5 passageiros, conta com proteção balística nível 2 e proteção antiminas 2A, de acordo com a STANAG 4569.

Gostou do conteúdo? Também estamos no Instagram, clique aqui!

registrado em:
Fim do conteúdo da página