Alto-Comando do Exército Brasileiro no extremo norte
Boa Vista (RR) –Em 30 de janeiro de 2024, o Comandante do Exército, Gen Ex Tomás, o Comandante de Operações Terrestres, Gen Ex Novaes, e o Comandante Militar da Amazônia, Gen Ex Costa Neves, visitaram a 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Nessa oportunidade, puderam supervisionar a implementação de novas capacidades da Força Terrestre no Estado de Roraima.
Os Oficiais do Alto-Comando puderam verificar os meios fornecidos à Brigada, como as Viaturas Blindadas Multitarefa-Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) Guaicurus, incorporadas ao recém-criado 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado. No 1º Batalhão Logístico de Selva, inspecionaram as obras de construção do pavilhão de manutenção pesada e acompanharam os trabalhos de manutenção das Viaturas Blindadas Guarani e dos Obuseiros Light Gun, constatando as capacidades de manutenção e suprimento no âmbito da Brigada.
No dia 31 de janeiro, Gen Tomás percorreu a Terra Indígena Yanomami, visitando os 4° e 5° Pelotões Especiais de Fronteira (Surucucu e Auaris, respectivamente), e a Comunidade Indígena de Waicás, a fim de acompanhar as atividades da Força naquela região, no contexto da Operação Catrimani.
Finalizando a visita de inspeção, o Gen Ex Novaes, acompanhado do Gen Div Jayro, 3º Subchefe do EME, e do Gen Div Fructuoso, Chefe do Emprego visitou as instalações da Operação Acolhida em Pacaraima e supervisionou a atuação do EB na Operação Roraima, que tem por objetivo prover o adestramento da Força para ações de defesa externa.
O Exército segue incrementando a prontidão logística e operacional em Roraima, com o objetivo de fortalecer a soberania e a presença do Estado Brasileiro na Amazônia Ocidental.
Gostou do conteúdo? Também estamos no Instagram, clique aqui!