Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Brigada Lobo D'Almada e a defesa da fronteira norte.
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Brigada Lobo D'Almada e a defesa da fronteira norte.

imagem sem descrição.

Comando Militar da Amazônia (CMA) desempenha um papel crucial na defesa da soberania nacional na região amazônica. Nesse contexto, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), conhecida como Brigada Lobo D'Almada, destaca-se como uma das principais unidades operacionais do CMA. Em janeiro de 2024, a Brigada completou 78 anos de história, dos quais 32 de atuação contínua no estado de Roraima. Ao longo de sua trajetória, a 1ª Bda Inf Sl construiu uma sólida reputação no combate em ambientes de selva e lavrado. Como uma das Grandes Unidades mais tradicionais do Exército Brasileiro (EB), é amplamente reconhecida por sua importância estratégica na defesa da Amazônia Setentrional.

Sua missão é atuar na defesa da pátria, na garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa desses, da lei e da ordem. De forma subsidiária atua, ainda, cooperando com o desenvolvimento regional e com a defesa civil, apoiando as populações indígenas e amazônidas da região, bem como combatendo os ilícitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira.

Sua área de responsabilidade abrange o estado de Roraima, onde conta com aproximadamente 3.500 militares distribuídos em nove organizações militares. A Brigada possui, também, seis Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) localizados em municípios estratégicos, que conduzem monitoramento e a vigilância dos 2.367 km de fronteira roraimense com a Venezuela e a Guiana.

A 1ª Bda Inf Sl mantém-se em permanente prontidão operacional, sendo constantemente empregada nas diversas vertentes previstas no arcabouço legal. Na defesa da Pátria, destaca-se o emprego na Operação Roraima, que tem como objetivo assegurar a inviolabilidade territorial brasileira no extremo norte do País. Para isso, a Brigada Lobo D’Almada emprega seu poder de combate com recursos humanos capacitados e material de emprego militar de alta tecnologia, garantindo a soberania nacional. Recentemente,novos equipamentos, como veículos blindados Guarani e Guaicurus e mísseis anticarro, foram incorporados, ampliando sua capacidade de atuação e consolidando-se como o maior poder de combate da Amazônia. Em sua preparação, a Brigada atingiu o maior nível de adestramento previsto para as tropas do Exército. Ao mesmo tempo, reforçou seu poder de combate, com a transformação do 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, aumentando a potência de fogo, capacidade de vigilância e retardamento. Ademais, as tropas da Brigada receberam novos armamentos e munições, estando aptas a serem empregadas com eficiência e eficácia.

No apoio aos povos originários, a 1ª Bda Inf Sl desempenha um papel fundamental no contexto da Operação Catrimani II, cuja finalidade é realizar a desintrusão de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami. Como braço armado da Operação, realiza ações repressivas, por meio de patrulhas fluviais e aeromóveis. Essas ações já contribuíram para a significativa redução da exploração ilegal de minérios naquela região, bem como para a preservação do meio ambiente. Resultados tangíveis expressivos foram atingidos nos 6 meses da Op Catrimani II, o que confirma a eficiência das operações: R$ 218 milhões em resultados tangíveis; prisão de 114 pessoas; redução de 96% na abertura de novos garimpos, em comparação aos números de 2022; e zero alerta garimpo em setembro de 2024. A 1ª Bda Inf Sl tem reforçado a presença do EB na TIY, com a construção de três bases que permitirão aos militares e agências atuarem no interior da TI com melhor suporte logístico.

Desde o início de 2018,a Brigada Lobo D’Almada também conduz a Operação  Controle, que visa a contribuir para a estabilidade na faixa de fronteira, controlando e canalizando o fluxo migratório de venezuelanos para os órgãos responsáveis e reprimindo os delitos transfronteiriços na região de Pacaraima/RR.

O Comando Militar da Amazônia, por meio da Bda Lobo D’Almada, empenha homens e mulheres diuturnamente na defesa do nosso território. A ilustre história da 1ª Bda Inf Sl é fruto de inúmeras missões muito bem cumpridas por aqueles que nela serviram com  dedicação e sacrifício para garantir a defesa do território nacional. Guardiã incansável do extremo norte do Brasil, a Brigada Lobo D’Almada materializa fielmente o lema do Comando Militar da Amazônia: “Exército Presente – Amazônia Protegida".

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página