1ª Brigada de Infantaria de Selva - 75 anos de História
Boa Vista (RR) – No dia 29 de janeiro de 2021, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva – “Brigada Lobo D’Almada” comemora seu Jubileu de Brilhante, completando 75 anos de uma história carregada de honras e méritos.
Sua origem nos faz viajar pelo tempo quando no período pós-guerra, em 1945, foi criado o Grupamento de Unidades-Escola na cidade do Rio de Janeiro-RJ, onde perdurou até meados de 1961, quando a partir da sua extinção deu origem à diversas Brigadas, destacando-se dentre elas a 1ª Brigada de Infantaria. Ao longo dos anos e com a evolução das missões da Força Terrestre, a 1ª Brigada de Infantaria foi transferida para a cidade de Petrópolis-RJ, passando a ser denominada 1ª Brigada de Infantaria Motorizada, em 1975.
Por meio de Decreto Presidencial de 13 de novembro de 1991, foi criada a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, sendo transferida sua sede para a capital do Estado de Roraima em 1992.
A Brigada Lobo D’Almada homenageia o pioneiro Brigadeiro Português Manoel da Gama Lobo D’Almada, responsável pelo desbravamento das bacias do Rio Branco e autor do lema que guia os passos dos nobres soldados que hoje fazem parte desta nobre Unidade Militar:
“Todo sangue que corre à serviço da Pátria é nobre”
Hoje em dia, no âmbito do Comando Militar da Amazônia, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva atua diuturnamente em prol da soberania nacional, exercendo as vertentes “Braço Forte” e “Mão Amiga” do Exército Brasileiro com afinco e determinação.
Fonte: 1ª Bda Inf Sl