Comitiva do Instituto Rio Branco (IRBr) visita o estado de Roraima
No dia 15 de fevereiro, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) acompanhou a passagem da comitiva do Instituto Rio Branco (IRBr) no estado de Roraima. O objetivo foi visitar as instalações e abrigos da Força-Tarefa Logística Humanitária (FT Log Hum), localizadas nos municípios de Boa Vista e Pacaraima e conhecer a situação em que vivem os imigrantes venezuelanos no estado.
Após ser recepcionada pelo Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Márcio Bessa Campos, a Diretora-Geral do IRBr, Embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan seguiu com a delegação, composta por 30 alunos do segundo ano do Curso de Formação de Diplomatas, para visitar as dependências da FT Log Hum. No período da tarde, seguiram para Pacaraima, onde conheceram os abrigos e áreas de acolhimento aos imigrantes. Os futuros diplomatas puderam conhecer o funcionamento das diversas estruturas montadas para apoio aos imigrantes, como o Posto de Identificação e Recepção (PRI), Posto de Triagem (P Trig) e Posto Avançado de Acolhimento (PAA). Na ocasião, acompanharam de perto o trabalho desenvolvido junto aos refugiados. Por fim, fizeram uma visita ao Marco das Fronteiras, localizado na divisa entre os dois países.
Instituto Rio Branco
O Instituto Rio Branco é um órgão subordinado ao Ministério das Relações Exteriores, criado em 1945. É responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas de carreira do governo brasileiro. Além da formação e aperfeiçoamento dos seus quadros, o Instituto Rio Branco tem a missão de estudar e desenvolver a prática da diplomacia e das relações internacionais. Ao longo de seus mais de 70 anos de existência, o IRBr tornou-se referência internacional como academia diplomática.
Fotos: Cb Wendel