1ª Brigada de Infantaria de Selva realiza adestramento
Boa Vista (RR) -
No período de 25 Out – 04 Nov a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) realizou a Operação Macuxi, um Exercício no Terreno de Adestramento em Operações Básicas.
A Op Macuxi foi um exercício concebido como uma manobra de dupla ação no contexto do amplo expectro, combinando atitudes ofensivas, defensivas e contra forças irregulares, realizando, ainda, a integração de funções de combate não existentes nas OM orgânicas da 1ª Bda Inf Sl, como Engenharia de Combate, Aviação do Exército, Artilharia Antiaérea e tropas de Operações Especiais.
O desdobramento das OMDS da Brigada ocorreu na região sul do estado de Roraima nas localidades de Serra Grande I e II, munícipio do Cantá. A Base Logística de Brigada (BLB) foi instalada em Rorainópolis, a uma distância de aproximadamente 186 km.
As tropas tiveram a oportunidade de adestrar-se em operações como Marcha para o Combate, Ataque Coordenado, Ataque a Localidade, Assalto Aeromovel, Infiltração, Operações de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos com emprego de GAA, Ultrapassagem, Substituição, Ação Retardadora, Defesa em Posição, Defesa de Ponto Forte, Defesa de Área de Combate, Operações contra Forças Irregulares e tiro de Artilharia com OA em plataforma aérea e embarcado em balsa.
Foram utilizadas 122 viaturas e um efetivo de 1.477 militares.
A Brigada de Infantaria Paraquedista, participou da atividade com uma Bateria do 8º GAC Pqdt e elementos da Cia Prec Pqdt e Btl DOMPSA, que se encontravam na Guarnição de Boa Vista em Cooperação de Instrução daquela GU e a 1ª Bda Inf Sl.
Houve participação da Força Aérea Brasileira, com seus aviões de caça, Super Tucano e e um avião de transporte Bandeirante. A FAB pode adestrar seus meios aéreos realizando apoio aéreo aproximado, lançamento de Paraquedistas e a Ressuprimento aéreo, inseridos no contexto da Operação.
Na oportunidade, foi realizado uma Ação Cívico-Social com atendimentos médico-odontológico para a população, revitalização de escolas da comunidade e o aproveitamento das tropas de Engenharia do 6º BEC na manutenção da rede de estradas e pontes da região do exercício em prol das comunidades locais.
A atividade encerrou-se no dia 04 de novembro com a reversão das tropas e a realização da Análise Pós-Ação, que pode recolher os ensinamentos obtidos na Operação.
Todas as medidas preconizadas para o combate a pandemia de COVID – 19 em curso foram adotadas por todos os participantes.
Fonte: 1ª Bda Inf Sl