1ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA PROMOVE PALESTRAS PARA CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO” EM BOA VISTA.
Boa Vista (RR)
No dia 10 de setembro, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), ‘Brigada Lobo D’Almada”, o Ministério Público Estadual de Roraima e demais entidades parceiras, assinaram o protocolo de intenções da “campanha Setembro Amarelo”, que visa desenvolver ações coletivas para a valorização da vida.
No dia 18 de setembro, no auditório da 1ª Bda Inf Sl, foi realizada atividade referente ao Programa de Valorização da Vida (PVV). Com a iniciativa da Promotoria da Saúde do Ministério Público de Roraima, na pessoa da Promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Dra. Jeanne Sampaio, foram realizadas palestras para o público interno da guarnição de Boa Vista.
Na oportunidade foram palestrantes a Dra. Jeanne Sampaio, com o tema: “Saúde mental e qualidade de vida”, a Sra Cristiane Cordeiro, com o tema: “ Estratégias atletas de saúde mental”, e o Sr José Naum Mesquita Chagas, cujo tema foi : “Qualidade de vida do servidor”.
Campanha “Setembro Amarelo”
O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, internacionalmente, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha “Setembro Amarelo” foi trazida ao Brasil, em 2015, pelos Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O intuito é sensibilizar a população sobre a realidade do suicídio, assim como enfatizar a prevenção dessa causa de morte e promover a valorização da vida.
O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela OMS, que possui estratégia de prevenção do suicídio. Segundo a OMS, em 90% dos casos, os suicídios podem ser prevenidos e, por estarem associados principalmente à depressão, são passíveis de diagnóstico e tratamento.
Fotos: 1ª Bda Inf Sl