Passagem de Comando da Brigada Lobo D'Almada.
A noite do dia 27 de agosto, no Quartel General da Brigada Lobo D’Almada, foi marcada por uma solenidade diferente das tradicionalmente realizadas nos Comandos das Brigadas de Selva. Cumprindo as diretrizes impostas pela pandemia do novo coronavírus no âmbito do Exército Brasileiro e com o intuito de evitar aglomeração, a cerimônia de Passagem de Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva - “Brigada Lobo D’Almada” ocorreu em solenidade interna.
No salão de honra foi inaugurado o retrato do General de Brigada Marcio Bessa Campos. O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estavam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, que presidiu a solenidade, saudou o, agora, antigo comandante, juntamente com as demais autoridades militares, e, em seguida, se deslocaram para o pátio de formatura onde foi realizada a transmissão do cargo, em cerimônia reduzida.
O General Bessa, oriundo do Comando Militar do Oeste, onde era Chefe do Estado-Maior, assumiu o comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva em 1º de Dezembro de 2018. Durante o seu comando conduziu inúmeras operações militares em todo estado de Roraima, vigiando e protegendo 1.922 km de linha de fronteira com a Guiana e a Venezuela. Intensificou o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais e, com ações cívico-socais, levou às 32 terras indígenas roraimenses atendimento médico-odontológico, medicamentos e gêneros básicos. Após quase dois anos à frente da 1ª Bda Inf Sl, o General Bessa seguirá para Brasília, onde assumirá o cargo de 4º Subchefe do Estado-Maior do Exército.
Ao ser nomeado para assumir o Comando da Brigada Lobo D’Almada, o General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, servia no Departamento de Educação e Cultura do Exército.
Dentre as funções exercidas ao longo de 37 anos de serviço, o novo Comandante da 1ª Bda Inf Sl, comandou o 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, a Companhia de Precursores Pára-quedista e o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil. No exterior, foi Chefe de Operações do 17º Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz no Haiti.
|
|
|