BOA VISTA (RR) - No dia 23 de Maio o Centro de Adestramento Leste (CA-LESTE) apresentou informações sobre o estágio de preparação e coordenação da Força de Prontidão (FORPRON) na 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Na ocasião, foram elencados os principais aspectos da Simulação de Combate, as melhores práticas observadas na atividade do ano anterior e as oportunidades de melhorias aplicáveis para a atividade de 2023.
A FORPRON LOBO D’ALMADA é constituída por frações das unidades orgânicas da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, e frações constituídas do 54º Batalhão de Infantaria de Selva, do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva, do 4º Batalhão de Aviação do Exército, do 6º Batalhão de Engenharia de Combate e do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva.
O ciclo de prontidão terá duração de 16 meses e é dividido em três fases. A primeira já está em curso e contempla a preparação da tropa de acordo com a natureza de cada organização militar. Na segunda ocorre a certificação que é a validação do treinamento em operações e o terceiro momento, considerado como a prontidão operacional, é a fase em que as tropas já certificadas ficarão à disposição para emprego.
O Sistema de Prontidão Operacional (SISPRON) foi implementado com o objetivo de manter tropas em permanente estado de prontidão operacional. Tais tropas, uma vez certificadas, estarão em condições de serem acionadas para atuar, prioritariamente em ações voltadas à Defesa da Pátria.
O Exército Brasileiro, consciente da importância de acompanhar a evolução do cenário nacional e internacional, está em constante preparação para alcançar e manter o mais alto nível de operacionalidade. A FORPRON faz parte desse processo de excelência, preparando, avaliando e certificando as tropas para que a Força Terrestre esteja sempre pronta e em estado de alerta, garantindo a segurança e a proteção do país.
Fonte: 1ª Bda Inf Sl
Gostou do conteúdo? Também estamos no Instagram, clique aqui!