1ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA - EXÉRCITO DEFLAGRA OPERAÇÃO FORTE SÃO JOAQUIM II E APREENDE ARMA
Boa Vista (RR)
No período de 27 de novembro a 1º de dezembro ocorreu, sob coordenação da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) a Operação Forte São Joaquim II, a qual teve a finalidade de combater crimes transfronteiriços e ambientais em todo arco da faixa de fronteira roraimense.
As atividades da Operação Forte São Joaquim II cumprem o dever legal previsto na Constituição Federal e são amparadas pelas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010 e contaram com o apoio de agências parceiras.
Desde a deflagração até a presente data foram realizadas Patrulhas Motorizadas e a Pé; Posto de Bloqueio de Controle de Estadas (PBCE) e Ação Cívico-Social (ACISO), estas últimas com a finalidade de levar atendimento médico e odontológico a população lindeira.
A fim de contribuir no combate ao crime organizado e na manutenção da sensação de segurança na Amazônia Ocidental, foram realizadas operações militares preventivas e repressivas, destacando-se a apreensão de arma e combustíveis, conforme segue:
- Apreensão de 01 (um) revólver calibre 38 com 5 munições;
- 420 litros de combustível contrabandeados e oriundos da Venezuela;
- 150 kg de carne contrabandeada e oriunda da Venezuela;
- 01 automóvel, modelo pampa, com tanque adulterado para contrabando de combustível;
- 140g de ouro extraído ilegalmente da Terra Indígena Yanomami;
- Materiais diversos provenientes de descaminho avaliados em R$ 18.620,00.
Fotos: 1ª Bda Inf Sl