Foi em 7 de Setembro de 1822 a data em que foi proclamada a Independência do Brasil. Conforme a história, o episódio conhecido como “Grito do Ipiranga”, ocorreu às margens do Riacho Ipiranga, onde o príncipe regente Dom Pedro I gritou “Independência ou Morte” e declarou a liberdade política, econômica e social do país.
Esse fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. Muitas tentativas ocorreram e algumas pessoas morreram na luta por este ideal. Daí percebe-se a importância de uma data como esta ser lembrada e comemorada por todos os brasileiros.
O desfile cívico do dia 7 de Setembro serve justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro, característica inerente dessa população. O General Algacir Antonio Polsin, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva destacou a importância da data e do desfile cívico-militar:
“Como em qualquer outro aniversario, é natural que, nas Comemorações do 7 Set, façamos uma análise crítica sobre tudo o que foi realizado nestes anos de Independência do Brasil e na evolução ocorrida no período, concluindo sobre o status quo do País e no significado da expressão Nação Brasileira, que é o somatório da extensão territorial, da população, bandeira, do idioma, e dos símbolos, tradições e valores, entre outros aspectos, que formam a nossa percepção de brasilidade, de coesão interna e de amor a Pátria.
Dessa forma, podemos nos situar no concerto atual das nações e projetarmos o que queremos para o futuro do nosso País, do nosso Povo e de nossos filhos. É com esses sentimentos que o Exército Brasileiro, representado no Estado de Roraima pelas tropas da 1ª Brigada de Infantaria de Selva e pelo 6º BEC, rememora os feitos do passado, com o orgulho e a certeza de quem em muito contribuiu nas vertentes desenvolvimento e defesa para o Brasil e para o Estado de Roraima, ao mesmo tempo em que vislumbra os novos desafios, com a certeza de poder colaborar para um futuro promissor para a nossa Nação e para a população que habita esta bela terra de Makunaima.
Fica a certeza de que estaremos sempre comprometidos com os interesses maiores da Nação Brasileira, não medindo esforços para suplantar todo e qualquer obstáculo que possa dificultar a consecução dos Objetivo Nacionais, para o bem maior do nosso Brasil.”
No dia da independência, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva levou para a Avenida Enê Garcez um efetivo de 1000 militares e 100 viaturas a fim de participar do desfile cívico-militar em comemoração a data, com destaque para o 2º Ten Sebastião Paulino, Ex-Caombatente da 2ª Guerra Mundial.