No dia 12 de julho a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) deu término a Operação Curare VIII. A referida operação que foi deflagrada no dia 24 de junho do corrente ano ocorreu em todo arco fronteiriço do Estado de Roraima e as ações estão amparadas nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010.
Ao longo da operação foram realizados patrulhamentos da faixa de fronteira, bloqueios nas estradas, patrulhamento e bloqueio nos rios do Estado, bem como a proteção do meio ambiente através da coação a ilícitos ambientais e promover saúde às comunidades indígenas, por meio de Ações Cívico Sociais (ACISO).
Destacam-se como resultados mais significativos e tangíveis a apreensão ou inutilização de material de garimpagem ilegal no interior da Terra Indígena Yanomami (TIY), apreensões diversas nas rodovias roraimenses, bem como a presença do Estado Brasileiro nas regiões mais ermas do País. Além do combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais a 1ª Bda Inf Sl levou a mão amiga as comunidades da faixa de fronteira roraimense através de Ação Cívico Social (ACISO), realizando centenas de atendimentos médicos e odontológicos.
Participaram em parceria na referida operação a Força Aérea Brasileira (FAB), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Receita federal do Brasil (RFB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Brasileira de inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Social da Indústria (SESI), Secretaria de Saúde do Estado de Roraima (SESAU) e Secretaria de Educação do Estado de Roraima (SEED).
Fonte: 1ª Bda Inf Sl