Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Brigada Lobo D’Almada realiza homenagem ao 1º Ten Paulino, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira
Início do conteúdo da página

Brigada Lobo D’Almada realiza homenagem ao 1º Ten Paulino, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira

imagem sem descrição.

Boa Vista (RR) – No dia 15 de fevereiro, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) – “Brigada Lobo D’Almada” realizou uma homenagem ao 1º Ten Sebastião Paulino de Lima, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A atividade foi realizada na residência do Ten Paulino e contou com a presença do Cmt da 1ª Bda Inf Sl, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, dos Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Boa Vista e seus respectivos Adjuntos de Comando, além de familiares e amigos do veterano homenageado. 

Na oportunidade, foi realizada a leitura de um texto alusivo à trajetória do ex-combatente, que foi condecorado com a Medalha Tributo à FEB, concedida pelo Comandante do Exército e destinada a distinguir civis e militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol da preservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.

Quando a “cobra fumou”, o então 2º Sargento Paulino deixou a Região Norte com destino ao Rio de Janeiro, a fim de integrar, como voluntário, as fileiras do 1º Regimento de Infantaria, o tradicional Regimento Sampaio, que se preparava para combater o nazifascismo na Europa, enquadrado na Força Expedicionária Brasileira. Dali, seguiu a bordo do navio de transporte General Mann, desembarcando em Nápoles em outubro de 1944.

Permaneceu onze meses no Teatro de Operações Italiano, quatro dos quais na linha de frente, participando da mais sangrenta batalha em que se envolveu a FEB, na localidade de Montese, onde cerca de 430 de seus compatriotas tombaram mortos ou feridos.

O Ten Paulino é roraimense, de etnia indígena Taurepang. Demonstrando impressionante lucidez, no auge dos seus 103 anos, não se abstém de falar sobre a importância do patriotismo e de sua trajetória em defesa da Pátria. Em suas palavras, o Pracinha “ressaltou: “Foi na guerra que aprendi a lutar, viver e amar o próximo”.

 Para a realização das atividades foram adotadas todas as medidas de prevenção contra COVID-19, preconizadas pelo Ministério da Saúde.

 

 

Fonte: 1ª Bda Inf Sl

Fotos: Sd Adeilson

 

 

 001 005
003 004

registrado em:
Fim do conteúdo da página