Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > A 1ª Brigada de Infantaria de Selva realiza a Operação Amazônia 2023
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva realiza a Operação Amazônia 2023

BOA VISTA (RR) - A Operação Amazônia, realizada de 30 de outubro a 09 de novembro nos municípios de Boa Vista e Alto Alegre, é um exercício inserido no contexto do Conceito Operativo do Exército com o objetivo de adestrar as Organizações Militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva para a execução de ações de defesa externa no ambiente operacional do Estado de Roraima. Seu foco é capacitar o Estado-Maior da 1ª Bda Inf Sl e suas Unidades para o planejamento e a condução das operações terrestres.

Os objetivos da operação são bastante abrangentes, conferindo às Unidades uma preparação completa para atingirem níveis adequados de eficiência operacional e poder de combate, alinhados com as necessidades operacionais definidas pelo Comando Militar da Amazônia. Para alcançar esses objetivos, a Operação Amazônia engloba a realização de operações ofensivas, defensivas e complementares.

Nesse contexto, foram executadas ações como marcha para o combate fluvial, ataques coordenados valor unidade, ocupação de posições defensivas nível Brigada. Simultaneamente, realizaram-se atividades de apoio de fogo de artilharia e apoio logístico nas áreas de Manutenção, Saúde, Suprimento, Transporte. Entre as ações de destaque, registram-se o emprego do recém-criado 1º Pelotão de Engenharia de Combate de Selva e a transposição do Rio Uraricoera pelas viaturas Guarani do 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Considerando o amplo espectro dos conflitos, a Brigada realizou a proteção de estruturas estratégicas, como Usina Termelétrica Jacitara, Usina Termelétrica Jaguatirica II e Usina Termelétrica Monte Cristo.

Assim, a Operação Amazônia desempenha um papel fundamental para garantir a prontidão e a capacidade operacional das unidades da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, contribuindo para dissuasão regional e a defesa eficaz do extremo norte do Brasil.

Gostou do conteúdo? Também estamos no Instagram, clique aqui!

registrado em:
Fim do conteúdo da página