Forças Armadas divulgam resultados da Op Yanomami.
BOA VISTA (RR) – Na última terça-feira (27/06), as Forças Armadas divulgaram um relatório com os resultados das ações na Terra Indígena Yanomami (TIY). Durante uma coletiva de imprensa realizada em Boa Vista-RR, foram apresentados números positivos que apontam a grande redução das atividades ilegais de garimpo na região, além do expressivo esforço de ajuda humanitária aos indígenas.
Após sobrevoo nas áreas dos garimpos, com aeronaves C-98 (Caravan), observou-se a efetividade das ações de combate à mineração ilegal. Tais áreas já se encontram em processo de recuperação natural. Após 4 meses sem a degradação ambiental causada pelo garimpo, as áreas afetadas possuem vegetação em crescimento. Além disso, a cor da água mudou completamente.
Ao longo da operação foram distribuídas 23.438 cestas básicas em ação humanitária aos indígenas da TIY, com mais de 600 toneladas de material transportado. O esforço logístico alcançou números históricos, com mais de 1.000 lançamentos de cargas efetuados desde o início das operações. Também foram transportados mais de 270 indígenas, além de 96 que foram socorridos em missões de Evacuação Aeromédica (EVAM), em mais de 5.200 horas de voo. Todo esse esforço mostra o comprometimento da Forças Armadas e de todas as Instituições no atendimento aos indígenas da TIY.
Desde o início das operações foram destruídos 19 garimpos ilegais, reduzindo em 90% o número de voos clandestinos na Terra Indígena Yanomami. Como resultado final, todos os dados apresentados mostram uma drástica redução das atividades ilegais, comprovando a efetividade na sinergia entre as Forças Armadas e os demais órgãos e agências envolvidos nas operações.
Fonte: 1ª Bda Inf Sl
Gostou do conteúdo? Também estamos no Instagram, clique aqui!